Símbolos das Etiquetas
Vocês leem as etiquetas das roupas que vocês tem antes de lavar ou passar? Eu confesso que raramente faço isso, mas sempre tenho algum problema na roupa. Ano passado queimei um terno novinho do meu esposo porque passei o ferro na temperatura mais alta do que o tecido aguentava. Quase tive um treco quando vi a manga do terno que era bege ficar cinza. Graças a um segredinho de tirar manchas, consegui evitar o pior e hoje ele ainda usa o terno sem ninguém perceber. Depois faço um post de como tirar manchas.
Vou postar algumas fotos que demonstram como identificar o que significa cada símbolo da sua etiqueta. Essa dica é pra nos ajudar a preservar nossas roupas, que atualmente andam bem caras.
Por exemplo, a etiqueta que mostra 100% algodão (material de que é feita a fibra do tecido), 1) símbolo da temperatura máxima que deve ser lavada a peça (nesse caso é 40 graus celsius), 2) um triângulo com um X (não deve usar alvejante ou mais conhecida água sanitária), 3) um quadrado com um círculo dentro com um ponto no meio (pode usar secadora com temperatura baixa ), 4) ferro com 3 pontinhos dentro (passar em alta temperatura), 5) um círculo com um P dentro (pode lavar a seco com percloretileno, isso só tem lavanderia).
Agora vocês me perguntam, porque essa peça de roupa do exemplo pode passar com temperatura alta e não pode lavar, nem secar com temperatura alta também?
É porque no processo de lavagem e secagem, as fibras do algodão podem encolher se você usar temperatura alta. No entanto, quando se passa a roupa de algodão a temperatura deve ser alta para que as fibras de algodão se estiquem e ai assim conseguimos desamassar a roupa. E mais uma dica: é sempre bom passar roupas de algodão quando elas ainda estão úmidas, facilita muito o trabalho.
Espero que tenham gostado. Depois postarei outras dicas. Hoje vocês aprenderam como decifrar os símbolos das etiquetas.
Comentários
Postar um comentário